segunda-feira, junho 11, 2007

Maravilhas de Portugal - Parte III

Eis os últimos 7, mas nem por isso, com menos hipóteses, ou não tivessemos logo a abrir um representante da minha cidade.

- Universidade de Coimbra
Bem aqui, até esqueço o número de vezes que por lá andei. As últimas das quais em casamentos e afins. Desde a Torre, à Via Latina e à Biblioteca Joanina, tudo são motivos de visita. Para além das melhores vistas da cidade, tem o encanto de ser um dos melhores sítios para ver o pôr-do-Sol em Coimbra. Resumindo, é parte da minha cidade, e por isso, já ganhou!





- Palácio de Mateus

Não me recordo bem de lá ter estado. Acho que era demasiado novo para me recordar com exactidão. Portanto conheço mal, mas a imagem é famosa. Ficará provavelmente à porta dos 7 mais.



- Palácio Nacional da Pena

Este entrará de caras nos 7 mais. Sempre que vou a Sintra faço por lá ir. Há sempre um recanto, um detalhe que nos surpreende. Aliás Sintra é fértil em interesses. A Pena, Castelo dos Mouros, Palácio de Sintra, Quinta da Regaleira ou Casa de Monserrate, tudo são bons motivos para lhe fazer uma visita. Aliás, estou com alguma curiosidade em visitar Monserrate, porque a última vez que lá fui, estava completamente degradado e à espera de melhores dias. Tive a sorte de na altura, estar por lá um zelador que nos abriu as portas e mostrou o interior. Espero pela reconstrucção. Mas a Pena, vale apena!



- Palácio Nacional de Queluz

Este anda-me atravessado, porque das vezes que o quis visitar estava fechado. Por fora é bonito, e até na Pousada em frente lá estive, mas sem sorte para o conhecer por dentro. Deve ficar à porta dos 7 mais.



-Ruínas de Conímbriga
Muitas vezes lá fui, e sempre me deliciei. A melhor visita ocorreu com um arqueólogo, que numa excursão nos mostrou outros lugares não acessiveis, e me encantou mais com a capacidade romana. Deve ficar á porta dos 7 mais.


-Templo Romano de Évora

Ou muitas vezes designado de Templo de Diana. Acho-o engraçado, mas parece que sempre que o visito me desilude. Porque na realidade o templo, é só mesmo aquilo. Por mim, não entraria nos 7 mais, mas vamos lá ver se os alentejanos o colocam lá

- Torre de Bélem

Só uma vez entrei mesmo no edifício. Porque a grande beleza está na parte que é visível a todos. Símbolo da Epopeia dos Descobrimentos, é uma maravilha, mas se entrará nas 7 mais a ver vamos.

Sem comentários: