quarta-feira, junho 13, 2007

Maravilhas de África

Quando não há assunto volta-se às maravilhas...
De África chegam 2 concorrentes, embora só se possa votar numa delas...

- Pirâmides de Gizé:
Tem a particularidade de pertencer às Antigas Maravilhas e como tal foi decidido ser membro honorário. Portanto, neste não se pode votar. São o testemunho da perfeição na arte e no design nunca posteriormente alcançada. Foram construídas por projectistas e engenheiros unicamente para servir os seus soberanos terrenos, e que eram igualmente os seus deuses. Naquela altura não existia a filosofia e a sua criação não foi sequer posta em causa. As pirâmides eram a mais pura das construções, e foram concebidas para a eternidade...como se viu...
(Este é daquelas Maravilhas que hei-de visitar)

- Timbuctu (Mali)
No século XII, Timbuctu (ou Tombouctou) encontrava-se no trajeto das quatro mais importantes rotas de caravanas que abasteciam o mundo árabe e que atravessavam o Oriente Médio, chegando até Portugal e Espanha. A acumulação de riqueza transformou-a, naquela altura, num dos mais ricos locais do mundo. Esta situação permitiu que aí se estabelecesse uma das primeiras universidades da história da humanidade, a famosa universidade islâmica, denominada Sankore alcorânica, na qual 20 000 estudantes estudavam direito, medicina, retórica, etc. Actualmente, subsiste em forma de mito que esta construcção se assemelhava a uma outra Antiga Maravilha, os Jardins Suspensos da Babilônia. Foi também por causa destas rotas, que nós nos transformamos em descobridores e navegantes.
Penso que não entrará nos 7 mais.
(Esta Maraviha não está nos meus tops, daí que visita-la será uma casualidade e não um objectivo de vida)


Outros que também poderiam ter sido candidatos em África (Património Mundial da Unesco):

As coisas que se aprendem num blog...
E desculpem lá, mas não tive com pachorra para estar a traduzir os nomes, de outro potenciais candidatos... Mas é muito giro conhecer estas heranças culturais.

Sem comentários: