domingo, junho 10, 2007

Maravilhas de Portugal - Parte II

Continuando a minha aventura e apreciação dos candidatos aos 7 lugares, seguem mais 7.
Antes que me esqueça, todas as fotos são as do site das 7 maravilhas, e escolhi as que mais gosto.


- Fortificações de Monsaraz
Este foi outro dos monumentos que visitei num daqueles dias de calor. A única recordação que tenho do local são algumas fotos, e a lembrança de me ter deliciado com um gelado. Acho que será um dos que têm poucas hipóteses de entrar nos 7 mais.



- Igreja de São Francisco no Porto
Não me recordo de alguma vez ter entrado nesta Igreja. Passei por ela, várias vezes, uma vez que fica junto ao Palácio da Bolsa (arrasaram parte dos antigos claustros). Só agora fiquei a saber que o espólio interior merece a visita, mas até à data era para mim uma ilustre desconhecida. Talvez por falta de conhecimento de muitos outros portugueses também, esta fique fora das 7 mais.



- Igreja e Torre dos Clérigos

Já lá terei ido umas poucas de vezes. Tem uma das melhores vistas sobre a cidade do Porto. Os seus 240 degraus, já foram subidos por inúmeros portugueses e estrangeiros, e depois de cumpridos, sentimos que valem a pena. Excelente obra arquitectónica, e um dos símbolos da cidade. A força do Norte votará nela para entrar nos 7 mais.




- Mosteiro da Batalha

Quando durante anos a A1 não ligava Lisboa ao Porto, a malta que ia para o Algarve, tinha de se fazer à estrada pela EN1. Lembro de em criança, de pedir aos meus pais que me acordassem, assim que lá estivessemos a passar. Causava-me sempre um grande "frisson", mais ainda quando se fazia a viagem no sentido Sul-Norte, e a começavamos a ver nessa recta que descia até à curva da Batalha. Fui várias vezes á Batalha, em diversas ocasiões e com várias idades. Símbolo de porrada nos espanhóis, na batalha de Aljubarrota, provavelmente entrará nos 7 mais.


- Mosteiro de Alcobaça

Mais do que a excelente doçaria que há por aquelas bandas, destaco os túmulos de D.Pedro e D. Inês de Castro. É absolutamente fantástico o detalhe que têm aqueles túmulos. Foi lá algumas vezes, e recordo-me sempre da ânsia que tinha em chegar aos túmulos. Aliás, recordo-me muito mal do resto do Mosteiro, mas só aquela parte já fazia as minhas delícias. Deve ficar à porta dos 7 mais.




- Mosteiro dos Jerónimos

Outro que visitei muitas vezes, em diversas ocasiões. A fachada é lindíssima, e nem o CCB lhe conseguiu roubar algum algum brilho. Uma das obras primas do estilo manuelino, vale também pelos seus claustros. Deve chegar aos 7 mais...


- Paço Ducal de Vila Viçosa

Quando estive num estágio nesta Vila, tirava sempre uma parte do dia, para deliciar os olhos por este monumento. Tem uma Pousada colada que ando com imensa vontade de visitar, quem sabe um dia destes...Para mim, deve conseguir entrar nos 7 mais.


Sem comentários: