Tem uma linha de praia com 8 klms, com um jardim todo arranjadinho, e depois uma bonita enseada, e uma parte onde um rio desagua… Só que é no Brasil…e portanto mais bonito que a Figueira!
Em todo o caso, a água e a praia é mais suja do que na Figueira, só que os bikinis são melhores, a água está a uns 28º, e o vento que sopra é agradável.
Acabamos por estar lá 2 dias, a fazer uma praia (e uma piscina de hotel), já que a partida seria o porto de Santos.
O porto, que é o mais movimentado da América do Sul. Desde navios de carga a cruzeiros, muito barco navega junto à cidade.
Santos é também conhecida por ser a cidade que albergou o Pelé, e durante anos conquistou inúmeros títulos, e pronto…Pelé é Pelé, o rei!
Claro que campos de futebol é coisa que não falta no Brasil, ou não fosse o Brasil um país do futebol. Em termos de proporção de campos de futebol, não estranhei muito a enorme quantidade deles. Pelo menos não me surpreendeu como em Cabo Verde, porque aqui era expectável que isso acontecesse.
Santos é uma cidade aparentemente segura (não nos esqueçamos que estamos a falar do padrão Brasil), que se tornou a principal praia de São Paulo. Dai que se tenha tornado a cidade dos “aposentados de São Paulo”, já que a malta que se reforma, acaba por ficar lá a viver.
No entanto, talvez pelo porto, a população está a mudar, e vêm-se muitas pessoas mais novas com famílias estabelecidas, e com um comércio de rua muito interessante. Claro está ainda mais interessante, se torna para nós portugueses, face ao valor do Euro.
Contudo nem tudo é “dado”!
A comida, roupa e calçado continuam muito baratos. Mas a electrónica de consumo está ao mesmo nível de cá. Portanto as minhas ideias de comprar por lá um iPod, não passaram disso mesmo…ideias.
Claro está que o calçado lá tem um nome…havaianas!
Portanto, nós compramos havaianas…Para nós e para as meninas!
Imagem da praia de Santos...